O astro de ‘Careless Whisper’ foi obrigado a assumir a sexualidade após o episódio, transformando tudo em arte.
Em 1998, George Michael já era mundialmente famoso a ponto de não precisar se promover para ganhar destaque na mídia; no início da década de 1980, se tornou sensação mundial com o duo Wham!, onde lançou o clássico natalino ‘Last Christmas’ e o hit romântico ‘Careless Whisper’, além de ser os primeiros artistas ocidentais a tocar na China, como reportamos anteriormente.
Em carreira solo, conseguiu ainda mais projeção com as canções comportamentais ‘Faith’ e ‘Freedom ’90’ durante a virada para a década seguinte. Tamanho prestígio fez George ser convidado a ficar na primeira fileira, ao lado de Elton John, durante o funeral da princesa Diana, em 1997.
Durante toda a carreira, a imagem masculina do cantor foi reforçada com estereótipos de virilidade, como no clipe e canção de ‘I Want Your Sex’, onde Michael reforça o interesse carnal pelas mulheres.
Tal necessidade de reforçar a imagem como símbolo sexual chegou a ser alvo de motivo de processo do cantor contra a gravadora Sony Music no ano de 1988, como informa a BBC. Dez anos depois, Porém, uma polêmica mudaria as rédeas de sua carreira.
Em flagrante
Aos 35 anos, o cantor decidiu fazer um passeio por um parque em Beverly Hills, sendo seguido pelo policial à paisana Marcelo Rodriguez. George, por sua vez, propôs ao oficial uma entrada ao banheiro público para um intercurso sexual.
Antes do ato ser consumado, o agente se identificou e deu voz de prisão para o britânico. A emboscada fez os holofotes se apontarem para a delegacia de Los Angeles, onde estava detido por tentativa de “ato lascivo” em local público, como explicou o El País.
O cantor não recuou; dias depois, em entrevista à CNN norte-americana, assumiu que realmente propôs a ocasião e que também sentia atração por rapazes, enaltecendo que havia estava cansado de especulações: “Eu passei a primeira metade da minha carreira sendo apontado como gay quando eu ainda não havia passado por nada parecido com um relacionamento gay”.
Apesar de não ficar encarcerado, Michael teve de prestar 80 horas de serviço comunitário e pagar uma multa de 800 dólares. Contudo, a revelação serviu de munição para uma vingança bem-humorada por parte do músico; naquele ano, aproveitou o lançamento de uma coletânea contendo seus maiores hits da carreira para escrever e inserir uma canção falando sobre o episódio.
Tirando de letra
Na canção “Outside” (‘Lado de Fora’, em tradução livre), até o título é uma clara referência a “sair do armário”; entre os versos, o cantor brinca com o episódio: “Eu já prestei meus serviços à comunidade (apesar de já ter feito isso antes) / Nunca havia confessado”. A cereja do bolo fica para o clipe, parcialmente ambientado em um banheiro público.
Vestido com um uniforme semelhante ao do Departamento de Polícia de Los Angeles, o local se transforma em uma danceteria. Os outros trechos do videoclipe, câmeras focam em pessoas espalhadas por Hollywood em momentos de intimidade, sendo amplamente exibido em emissoras musicais.
As brincadeiras renderam um processo de Marcelo Rodriguez, o policial que o deteve, como informa a Folha; apesar de solicitar 10 milhões de dólares, o músico ganhou a causa, visto que não faz citação direta ao caso ou aos envolvidos. A vitória de George foi também criativa, visto que a carapuça serviu perfeitamente.
source Aventuras na História
分類